O que é MT?



MT (Machine Translation) ou Tradução Automatizada é toda tradução feita por alguma plataforma digital.

Há quem diga que a MT substituirá todo e qualquer tipo de tradutor um dia. Sim, pode ser. A tecnologia já progrediu tanto que seria muita audácia minha dizer que isso jamais acontecerá.

Entretanto, é necessário tomar MUITO CUIDADO, ao utilizar a Tradução Automatizada. E por quê? Porque, ao contrário do que muitos imaginam, ela está longe de ser perfeita. Por exemplo, a palavra “get” em inglês, chega a ter mais de 1.000 significados e pode ser utilizada nos mais diferentes contextos, inclusive formando outros significados quando combinada a uma preposição. Se tentarmos traduzir seguinte frase: “Olha, há um quero-quero perto do jardim!”, que, traduzida para o inglês de acordo com a MT ficaria “Look, there is a want-to-be near the garden!” Para muitos que não conhecem “quero-quero” é um pássaro encontrado no sul do Brasil, cujo nome correto em inglês é “southern lapwing”. Isto não considerando outros termos, pois a tradução automatizada não analisa o contexto, mas apenas repete algo aleatório que foi registrado por alguém como correto (e nem sempre está!).

Já houve casos em que tive que ajudar executivos a compreenderem e-mails curtos, de pessoas de outros países que simplesmente copiaram e colaram seus e-mails em uma MT e enviaram. O resultado é simplesmente incompreensível. Deixa de ser um e-mail e passa a ser um quebra-cabeça.

Certa vez traduzi um manual que foi traduzido do Chinês para o Inglês, e eu deveria traduzir do Inglês para o Português. Em uma parte do manual dizia que caso o botão “x” não funcionasse, a fábrica deveria chamar a polícia imediatamente e que se o botão “y” não funcionasse era para bater na máquina com luva de boxe. Pesquisei o que pude, mas o resultado era sempre o mesmo. Tive que ir até a fábrica, pedir para o gerente da produção me mostrar a máquina. Em resumo, não fazia sentido algum chamar a polícia ou sequer bater na máquina com uma luva de boxe.


By Danielle Soler




#business #negócios #deferiascomexbrasi



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo