top of page

Google ou médico: em quem você confiaria?

Use o Google tradutor com moderação! Use os serviços de um tradutor profissional sem restrições!



Para tornar-se um médico são necessários cinco anos em uma faculdade de medicina estudando o corpo humano em detalhes, somados a dois anos de residência obrigatória se especializando em uma determinada área da medicina, horas intermináveis de estudo, pesquisa, raciocínio e dedicação, muito dinheiro gasto em materiais, equipamentos, livros, cursos complementares e conferências.


Suponhamos que você acordasse hoje, ardendo em febre e com dores no corpo todo. Você pediria para alguém levá-lo ao médico ou sentaria em frente ao seu computador para consultar o Google?


Sem dúvida alguma, atualmente temos acesso a muita tecnologia e a uma vasta quantidade de informações. Mas isto pode ser extremamente perigoso. O Google é um mecanismo de busca, mas não raciocina, não examina, não analisa. Ele busca e apresenta informações que qualquer pessoa pode registrar. E estas informações podem ou não partir de fontes confiáveis.


De igual forma, para tornar-se um tradutor profissional são necessários muitos anos de estudo, cursos complementares, investimento de tempo e dinheiro. Ao contrário do Google tradutor, que busca dentro do Google “padrões prontos” de tradução, o tradutor tem o cuidado de analisar o texto, pesquisar os termos e jargões utilizados em cada área específica, aplicar o conhecimento de anos de estudo de gramática, linguística e estilo linguístico. Além disso, é feita a análise minuciosa do público que receberá esta tradução. Muitas frases, provérbios, piadas, ditados e até slogans não fazem o menor sentido se traduzidos literalmente. Algumas vezes é necessário fazer uma verdadeira adaptação para que o texto exerça impacto no público alvo. Pense, por exemplo, o efeito devastador que poderia ser provocado pela tradução errada da bula de um medicamento.


Use o Google tradutor com moderação! Use os serviços de um tradutor profissional sem restrições!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page